segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Instalando AD no Windows Server 2008 R2




Fonte: http://renanpro.wordpress.com



Instalando o Active Directory
1 – Clique em StartRun e digite dcpromo.exe. Será carregado o Active Directory Domain Service Installation Wizard. (Figura 1.1)
Figura 1.1
Figura 1.1
 - Use Advanced Mode Installation - Modo de instalação avançada fornece aos usuários experientes com mais controle sobre o processo de instalação, sem confundir os usuários mais recentes com opções de configuração que podem não estar familiarizados. Para os usuários que não selecionem o modo avançado, o assistente usa opções padrão que se aplicam a maioria das configurações.
Opções no "Advanced Mode Installation"
Opções no "Advanced Mode Installation"
Seguiremos com a instalação padrão deixando a caixa “Use Advanced Mode Installation” em branco e clicando emNext.
 2 - Operating System Compatibility (Figura 1.2) que é exibido um alerta sobre o novo padrão de segurança do Windows Server 2008, o qual informa que ele poderá causar problemas em clientes Windows NT 4.0, clientes não Microsoft SMB e dispositivos NAS, que não suportam algoritmo de criptografia forte.  Se a sua rede é microsoft e não tem nenhum NT ou se esta é a sua primeira instalação não se preocupe, clique em Next.
Figura 1.2
Figura 1.2
3 - Choose a Deployment Configuration  (Figura 1.3) você tem a opção de criar um Domain Controller para uma floresta existente (Existing forest) ou criar um novo Domain Controller para uma nova floresta (Create a new domain in a new forest). Como estamos criando o primeiro Domain Controller da floresta selecione a opção Create a new domain in a new forest e em seguida clique em Next
Figura 1.3
Figura 1.3
Detalhe: Se você receber a mensagem a seguir, (Figura 1.4) Significa que a conta local de Administrador não possui uma senha definida, isso pode ocorrer caso não tenha criado uma senha no ato da instalação do sistema. Por padrão a senha deve ser complexa. Dê OK, faça a correção e clique em Next Novamente.
Figura 1.4
Figura 1.4
 4- Name the Forest Root Domain (Figura 1.5) você irá definir o nome do domínio raiz da floresta. Digite um nomeFQDN (Fully Qualified Name) e em seguida clique em Next 
Figura 1.5
Figura 1.5
Detalhe: Automaticamente o assistente de instalação do Active Directory verifica se o nome FQDN e NetBIOSescolhidos já estão em uso na floresta. Estando tudo ok é dada continuidade na instalação.
5- Set Forest Functional Level (Figura 1.6) O nível funcional da floresta irá fornecer os recursos disponíveis conforme o nível selecionado, por exemplo, se você selecionar o nível funcional Windows 2000 você terá compatibilidade com Domain Controllers com Windows 2000, porém alguns novos recursos do Windows Server 2008 não estarão disponíveis, por isso é importante fazer essa seleção corretamente.
Os níveis de florestas disponíveis são:
  • Windows 2000 - Todos os recursos padrão do Active Directory para Windows 2000
  • Windows Server 2003 -  Todos os recursos padrão do Active Directory disponíveis no Windows 2000 e os adicionáis para o 2003. Confira AQUI.
  • Windows Server 2008 - Esse nível funcional fornece todos os recursos disponíveis no nível funcional de floresta do Windows Server 2003, mas nenhum recurso adicional. Entretanto, todos os domínios que forem adicionados subseqüentemente à floresta funcionarão no nível funcional de floresta de domínio Windows Server 2008 por padrão.
  • Windows Server 2008 R2 – Todas as funções disponíveis para Windows 2008 Server mais a nova função Active Directory Recicle BinO Active Directory Recycle Bin é uma ferramenta do Windows Server 2008 R2 que proporciona a habilidade de recuperar objetos previamente excluídos sem a necessidade de parar o servidor para a restauração de um backup. Quando temos o Recycle Bin habilitado, podemos restaurar um objeto com todos os seus atributos intactos sem perca de tempo. Ativaremos essa função no decorrer do artigo.
Detalhe: Ao Definir o nível funcional da floresta para Windows Server 2008 R2 o Nivel funcional de DOMÍNIO é definido automaticamente para Windows Server 2008 R2, você poderá adicionar controladores de dominio que estejam rodando apenas o Windows Server 2008 R2.
Figura 1.6
Figura 1.6
6 – Para esse Exemplo vamos selecionar o Windows Server 2008 R2 mas se você tem a necessidade de selecionar 2000 / 2003 ou o 2008 ao clicar em Next será solicitado agora o nível funcional para o Dominio Set Domain Functional Level  (Figura 1.7)
Figura 1.7
Figura 1.7
O nível funcional do domínio irá fornecer os recursos disponíveis conforme o nível selecionado, ao selecionar um determinado nível, uma explicação é exibida pra o usuário na própria tela. Selecione o Nivel Funcional de Domínio de acordo com sua necessidade e clique em Next.
 7- Additional Domain Controller Options (Figura 1.8) Possibilita incluir certas opções adicionais no Domain Controller. Como estamos instalando o primeiro Domain Controller da floresta o assistente de instalação automaticamente seleciona a opção Glogal Catalog. O assistente também seleciona o serviço de DNS Server para que seja instalado nesse Domain Controller.  Seguindo as recomendações damos continuidade. Clique em Next.
Figura 1.8
Figura 1.8
 8- Se você recebeu a seguinte mensagem (Figura 1.9) é devido ao seu adaptador de rede estar configurado com IP Dinâmico, Todos sabemos que manter 1 servidor com IP Dinâmico não é a melhor coisa a se fazer. Configure o IP Fixo se caso ainda não o tenha feito. clique em
No, I will assign static IP addresses to all physical network adapters.”
Figura 1.9
Figura 1.9
Detalhe: Se você não utiliza o IPv6 deixe-o desmarcado e configure apenas o IPv4 de acordo com sua faixa de IP’s. (Figura 2.0) Após a configuração volte ao  assistente de instalação do Active Directory e clique em Next.
Figura 2.0
Figura 2.0
9- Será exibido um alerta informando que a delegação para o DNS Server não pode ser criada. Essa mensagem pode ser ignorada, porque o serviço de DNS Server ainda não está instalado e configurado no Domain Controller. Isso será efetuado automaticamente pelo assistente de instalação do Active Directory. Clique no botão Yes (Figura 2.1)
Figura 2.1
Figura 2.1
 10-Location for Database, Log Files, and SYSVOL (Figura 2.2)  Neste passo vamos definir onde será armazenado o database, os arquivos de log e a pasta SYSVOL, se você possui apenas uma partição deixe o caminho padrão e clique em Next.
Detalhe: Para uma melhor performance e fácil recuperação do Active Directory é recomendável armazenar o database e os arquivos de logs e volumes separados.
Imagem 2.2
Figura 2.2
11 – Directory Services Restore Mode Administrator (Figura 2.3)  Defina uma senha que será usada no“Restore Mode” deste DC. Novamente a senha deve ser Complexa.
Figura 2.3
Figura 2.3
12 - Summary (Figura 2.4) Aqui encontramos um resumo e conferimos as configurações definidas antes de iniciar a instalação, Você também tem a opção de exportar as configurações para serem utilizadas em uma futura instalação, sendo necessário somente clicar no botão Export settings e definir o local a ser salvo. Clique em Next para inciar a Instalação e aguarde. (Figura 2.5 e 2.6)
Figura 2.4
Figura 2.4

Conferimos agora a instalação do serviço de DNS, o próprio Active Directory e todas as demais opções necessárias (Figura 2.5)
Figura 2.5
Figura 2.5
Se você selecionar a opção Reboot on completion o Domain Controller será reiniciado após o término da instalação. (Figura 2.6)
Figura 2.6
Figura 2.6
 Agora Chegamos ao Fim da instalação, ao clicar em “Finish” será solicitado a reincialização do sistema. (Figura 2.7)
Figura 2.8

Nenhum comentário:

Postar um comentário